/ A Nossa UC: projetos e iniciativas da comunidade

Episódio #4 - Plano de Formação da Universidade de Coimbra

Um projeto em prol da evolução da comunidade UC

Criado com a missão de prestar novas formações aos/às trabalhadores/as da Universidade de Coimbra (UC) para que possam evoluir e ter motivação no exercício das funções, o Plano de Formação da Universidade de Coimbra é promovido pelo Serviço de Gestão de Recursos Humanos (SGRH) da UC. Diariamente, as/os colaboradoras/os deste serviço preparam várias formações mediante as necessidades da comunidade UC. Estivemos a acompanhar o trabalho da equipa para descobrir como se prepara o plano formativo – desde a escolha das/os formadoras/es à formalização de inscrições – que presta apoio à evolução e ao reconhecimento profissional das/os trabalhadoras/es da comunidade UC, sempre em linha com as diretrizes do Plano Estratégico, em áreas como a sustentabilidade, a igualdade de género ou a saúde mental.

Com um papel essencial no desenvolvimento das competências das/os trabalhadoras/es, o Plano de Formação da Universidade de Coimbra garante o acesso a formação em domínios técnicos e comportamentais, como também em outras valências determinantes no quotidiano da comunidade UC. Língua Gestual Portuguesa, Igualdade de Género, Excel, Inglês e Introdução à Sustentabilidade Ambiental são apenas cinco exemplos das ações de formação que integram o Plano de Formação para o biénio 2021/2022. As formações são abertas aos/às trabalhadores/as da UC, incluindo bolseiros/as, sendo a informação sobre as formações de relevo partilhadas com os/as dirigentes pela equipa do Serviço de Gestão de Recursos Humanos, que acompanha e monitoriza todo o processo formativo.

As ações de formação foram pensadas quer ao nível das áreas técnicas que marcam o dia a dia na UC – como a formação nas áreas jurídica, financeira e recursos humanos – como também em outros domínios estruturantes, como é o caso da formação em língua inglesa, que é feita em colaboração com o Centro de Línguas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, ou a formação sobre igualdade de género, promovida pela equipa do projeto SUPERA - Supporting the Promotion of Equality in Research and Academia. Apesar de já estar em curso, este plano formativo não é estático e conta com várias atualizações, em resposta às necessidades que vão surgindo, como conta a Diretora do Serviço de Gestão de Recursos Humanos da Universidade de Coimbra, Helena Matos.

O plano que está atualmente a ser executado “assenta num diagnóstico prévio que foi feito este ano de forma diferente, com um maior envolvimento dos/as dirigentes, de forma a que fosse ao encontro das verdadeiras necessidades das equipas”, explica a responsável pela equipa que construiu o plano formativo. Helena Matos clarifica ainda que este diagnóstico é essencial, dado que só assim é possível “aferir e avaliar as necessidades das/os colaboradoras/es”. A par do diagnóstico, também a preparação das ações de formação é fundamental. Diariamente, a equipa responsável por esta pasta prepara as ações de formação, desde o contacto com as/os formadoras/es até à formalização de inscrições. Ao mesmo tempo, a equipa vai procurando sempre incluir novas atividades no Plano de Formação, sempre em resposta às necessidades identificadas pela comunidade UC. Helena Matos destaca que todo este trabalho só é cumprido graças ao grande compromisso da equipa, confessando o grande orgulho que sente por coordenar este grupo de profissionais.

A formação é assegurada tanto através da contratação externa, a empresas especializadas, como também através do contributo de trabalhadoras/es da Universidade de Coimbra. A diretora do SGRH explica que a equipa procurou retomar o processo de dar espaço para que as/os trabalhadoras/es da UC, “que detêm melhor o saber e que conhecem as especificidades da nossa casa”, possam ministrar as ações de formação. Além desta proximidade que se cria entre colegas, também é uma forma de reconhecimento do mérito destas pessoas, acrescenta.

À vontade de envolver mais a comunidade UC na construção do Plano de Formação juntam-se ainda outros desígnios na sua preparação, desde logo o seu alinhamento com as metas definidas pelo Plano Estratégico da Universidade de Coimbra, como também a necessidade de mudar a forma como se encara a formação. A responsável pelas ações de formação adianta que “a formação era vista apenas como uma forma de enriquecer o currículo, mas a formação tem que ser vista de outro prisma e a UC está empenhada em mudar esse paradigma, mostrando todas as valências da formação bem dada”. Assim, estes momentos formativos são também um instrumento para promover a proximidade entre as pessoas que integram a UC, como tem acontecido, nomeadamente, nas ações promovidas para dirigentes, como conta Helena Matos.

A pandemia de COVID-19 foi também um desafio para a concretização das novas formações. As dinâmicas de formação foram forçadas a mudar, com um maior recurso ao digital, mas foi também necessário pensar em novas ações na área comportamental, para dar novas ferramentas aos/às trabalhadores/as, que contribuam, nomeadamente, para a sua saúde mental, tanto no contexto profissional como pessoal. Para dar resposta a estes e a outros desafios, a Universidade de Coimbra tem feito um grande investimento no plano formativo, como adianta Helena Matos, partilhando o orgulho que sente por assistir a esta aposta.

Para construir o futuro do Plano de Formação da Universidade de Coimbra, a coordenadora da equipa destaca que é fundamental a monitorização das formações, para perceber “se correu bem ou se correu mal, o que falhou e o que é necessário melhorar”. Este acompanhamento passa também por “verificar se o/a trabalhador/a está, efetivamente, a aplicar o que aprendeu, através de uma aproximação à/ao superior hierárquico para perceber qual é o retorno que tem a formação”. Nos planos futuros está também a aposta em novas línguas estrangeiras, para responder à missão de internacionalização da nossa instituição. Assim se pensa e se constrói a formação para trabalhadoras/es da Universidade de Coimbra, sempre em estreito diálogo quer com os pilares do Plano Estratégico, quer com todas as pessoas, para que as ações formativas tenham impacto nas necessidades de todos os membros da comunidade UC.

Assista ao vídeo sobre o Plano de Formação da UC:

Alguns dados sobre o Plano de Formação da Universidade de Coimbra


Principais Áreas de Formação

Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Línguas Estrangeiras, Comportamental, Qualidade, Plataformas Informáticas, Questões Legislativas, Gestão Financeira, Saúde e Segurança no Trabalho e Enquadramento com a Função.


Formalização de Inscrições

Todos os/as trabalhadores/as cujas necessidades de formação tenham sido identificadas no Diagnóstico de Necessidades de Formação (DNF) com grau relevante ou prioritário de necessidade e cujas ações constem do Plano de Formação Interna, consideram-se pré-inscritos automaticamente.

No caso de trabalhadores/as cuja participação em ações do Plano de Formação Interna seja relevante ou prioritária para as suas funções mas que, por alguma razão, não ficaram identificados no DNF, os/as trabalhadores/as ou respetivos/as superiores hierárquicos/as devem enviar um pedido por e-mail para sgrh@uc.pt com autorização e fundamentação da necessidade de formação. Os/as trabalhadores/as serão incluídos nas ações de formação sempre que existirem vagas e de acordo com os critérios de seleção de formandos/as vertidos na IT112 – Gestão da Formação Interna, disponível em MOS.


Plano de Formação 2021/2022*

Disponível através do Im1335_Plano_de_formacao_da_UC.xlsx.

* O Plano de Formação da Universidade de Coimbra é regularmente atualizado com novas formações. Visite este espaço com regularidade para estar a par das novas ações de formação.

Produção e Edição de Conteúdos: Catarina Ribeiro e Inês Coelho, DCOM

Imagem e Edição de Vídeo: Marta Costa, DCOM

Edição de Imagem: Sara Baptista, NMAR

Publicado a 16.07.2021