/ A Nossa UC: projetos e iniciativas da comunidade

Episódio #23 - Iniciativa “Fui ver... era Chef!” dos SASUC

A comunidade UC reunida da cozinha à mesa para criar novos laços

Chama-se Fui ver... era Chef! e é a mais recente iniciativa promovida pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC). Nesta atividade mensal, uma pessoa da comunidade da Universidade de Coimbra (UC) é convidada a confecionar um prato à sua escolha, em conjunto com os habituais chefs da casa, refeição essa que é depois partilhada durante um almoço com membros da UC. O objetivo central é usar a cozinha para criar novos laços entre pessoas de diferentes grupos da nossa Universidade, ao sentar todas e todos na mesma mesa para saborear uma refeição cozinhada com carinho.

Colocar pessoas da comunidade UC na cozinha, a confecionar os seus pratos favoritos, e depois partilhá-los com mais pessoas da Universidade: este é o mote da iniciativa Fui ver... era Chef!, lançada em fevereiro de 2024 pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra. “Entendemos que, numa lógica das dinâmicas que temos promovido, interessava fazermos mais algumas iniciativas de proximidade, de ligação à comunidade, e de ligação entre os SASUC e a comunidade UC”, explica o Administrador dos SASUC, Leonardo Vicente.

A primeira convidada foi a Provedora do Estudante da UC, Cristina Vieira, que escolheu preparar pataniscas de bacalhau com arroz de tomate para as cerca de 30 pessoas que se sentaram à mesa, entre estudantes, docentes e trabalhadores do corpo técnico. “Cozinhar é também um ato de demonstrar carinho e cuidado pelas outras pessoas, e foi por isso que aceitei o desafio”, explica a Provedora do Estudante.

Para Cristina Vieira, a experiência “foi fantástica” dentro e fora da cozinha, onde foi sempre acompanhada pelo chef dos SASUC, Artur Oliveira, que a ajudou ao longo da manhã na cozinha do Centro Cultural Dom Dinis, “sempre atento às necessidades e receios, e respeitando sempre as decisões em termos de sabores”.

Ao mostrar à comunidade UC um lado menos conhecido destes chefs por um dia, e as suas valências além das funções que desempenham ou dos cargos que ocupam, a iniciativa pretende ajudar a “retirar estigmas e distâncias entre as pessoas dentro da comunidade e entre titulares de alguns cargos”, frisa Leonardo Vicente.

Paralelamente, permite “colocar-nos nos sapatos dos outros”, destaca a Provedora do Estudante, uma vez que leva os cozinheiros a pensar tanto em quem vai degustar a refeição, como em quem está, todos os dias, na cozinha dos SASUC a preparar as refeições para os milhares de membros que diariamente passam pelas cantinas da Universidade de Coimbra.

Até ao final do presente ano letivo (2023/2024), vão ser promovidas mais quatro atividades no âmbito da iniciativa Fui ver... era Chef!, uma por mês. Os próximos convidados vão ser divulgados na página dos Serviços de Ação Social, onde ficam também abertas as inscrições para a participação nos almoços.

Sobre os próximos convidados, o Administrador dos SASUC avança que “teremos membros dos vários grupos da comunidade”. Os convites para ser chef por um dia têm surgido “em conversas informais ou em conversas sobre situações de trabalho, em que surge qualquer detalhe que evidencia o gosto pela cozinha e aproveitamos para explorar esse gosto”, explica Leonardo Vicente. O próximo menu já está a ser planeado e as portas de uma cantina da nossa Universidade abrem-se muito em breve para mais um momento de encontro entre a comunidade UC.

Assista ao vídeo sobre a iniciativa "Fui ver... era Chef!"

Alguns dados sobre a iniciativa "Fui ver... era Chef!"

Inscrições: www.uc.pt/sasuc/fui-ver-era-chef/

Número de participantes por sessão: cerca de 30

Preço da refeição: 9,50€ para pagamentos com cartão UC ou app SASUC Go!; ou 9,75€ para pagamentos com cartão de multibanco

Refeição: prato principal feito pela pessoa convidada, mais entradas variadas, sopa, sobremesas, bebidas e café