/ A Nossa UC: projetos e iniciativas da comunidade

Episódio #19 - Fundo Solidário NEXT

Uma rede que presta apoio a estudantes do ensino superior público de Coimbra

Desde a sua criação, o Fundo Solidário NEXT (FNEXT), dinamizado pelo Instituto Universitário Justiça e Paz, tem procurado criar uma sólida rede de apoio destinada a estudantes do ensino superior público. É através da solidariedade da comunidade, e da estreita colaboração entre as instituições de ensino da cidade, como a Universidade de Coimbra (UC), que tem sido possível construir este projeto, que tem apoiado mais de 150 estudantes de várias nacionalidades por ano. As explicações de várias disciplinas, a oferta de refeições ou o apoio no pagamento de propinas, de alojamento ou de cuidados de saúde são algumas das áreas em que as/estudantes podem contar com o apoio do FNEXT. Um projeto que pretende fazer a diferença, na vida das/os estudantes que apoia, como também no caminho de quem se junta a esta iniciativa solidária.

“Para que ninguém fique para trás” é o lema do Fundo Solidário NEXT, um projeto de solidariedade criado em maio de 2010, pelo Instituto Universitário Justiça e Paz, para apoiar estudantes das instituições públicas de ensino superior de Coimbra: a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Há mais de 12 anos que os dois pontos fulcrais da missão do FNEXT são o combate à pobreza e a prevenção do abandono escolar, para que “não se perca o talento dos nossos jovens e para que sejam menos as dificuldades e os sacrifícios que os estudantes e suas famílias fazem para que seja possível um percurso no ensino superior”, explica o diretor do Instituto Universitário Justiça e Paz, Padre Paulo Simões.

Para dar resposta à sua missão, o projeto presta vários apoios a estudantes, nomeadamente, “o acompanhamento e aconselhamento; o apoio no pagamento de propinas, de alimentação ou de questões relacionadas com saúde; o apoio psicopedagógico, através de explicações e de apoio ao estudo; ou a oferta de refeições”, explica a coordenadora do Fundo Solidário NEXT e técnica superior do Instituto Universitário Justiça e Paz, Ana Escada. Mas, muitas vezes, é necessário apoiar também situações urgentes que surgem na vida das/estudantes, sendo essas necessidades analisadas “situação a situação e pessoa a pessoa”, clarifica Ana Escada.

Nos últimos anos, o Fundo Solidário NEXT tem apoiado, anualmente, mais de 150 estudantes com mais de 30 000 euros por ano. A angariação de fundos decorre de várias formas, seja através de doações de empresas, de pessoas particulares, dos núcleos de estudantes da Universidade de Coimbra ou de outras associações de estudantes da cidade, como das próprias instituições de ensino, que organizam iniciativas solidárias.

Como explica o diretor do Instituto Universitário Justiça e Paz, “o FNEXT envolveu, desde o início, as instituições de ensino superior: não trabalhamos sem as instituições de ensino superior, trabalhamos com elas, atuando em complementaridade aos apoios que prestam e de forma a colmatar os apoios que a lei não lhes permite prestar”. O Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra, Paulo Peixoto, sublinha a importância deste trabalho em rede, que, como defende, torna possível “uma resposta complementar em termos de auxílios financeiros; de precaver situações de carência alimentar, condições de conforto (como roupa) ou de habitabilidade; e de apoio para os estudantes se adaptarem às exigências pedagógicas dos cursos”.

A Universidade de Coimbra tem vindo a colaborar ativamente com o FNEXT há largos anos. Exemplo disso, é o apoio voluntário que é prestado por estudantes da UC. Isabella Lima, aluna da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, colabora com o projeto solidário há dois anos. Atualmente, dinamiza a equipa de explicações, constituída sobretudo por tutoras/es – estudantes responsáveis por acompanhar os seus pares que pedem explicações, procurando e apresentando-lhes o/a explicador/a e acompanhando a ligação até ao final da explicação. “Com o objetivo de solucionar as dificuldades dos estudantes na aprendizagem de algumas disciplinas, pensámos em chamar outros estudantes para explicar determinadas disciplinas para ajudar quem tem dificuldades”, explica Isabella Lima. Antes de dar apoio à organização das explicações, a estudante da UC foi também tutora – um papel muito relevante na integração de jovens nas dinâmicas da cidade e das instituições de ensino superior – uma experiência que foi muito positiva e “enriquecedora para os dois lados”, partilha Isabella.

Nos próximos anos de vida do Fundo Solidário NEXT, permanece o desafio contínuo de apoiar estudantes, como também “a promoção de um maior envolvimento da comunidade”, partilha o Padre Paulo Simões. Em jeito de incentivo a esta participação nesta iniciativa solidária, o Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra deixa um desafio à nossa comunidade: “esta é uma causa digna, que ajuda os estudantes que têm mais dificuldades, e todos nos devemos mobilizar para que este apoio seja possível”.

Assista ao vídeo sobre o Fundo Solidário NEXT:

Alguns Dados sobre o Fundo Solidário NEXT


Website: www.justicaepaz.com/projeto-social


E-mail: fs.justicaepaz@gmail.com


Contacto telefónico: 910 233 333


Apoios prestados a estudantes: aconselhamento ou acompanhamento; apoio psicopedagógico; explicações e acompanhamento ao estudo; apoio na aprendizagem da Língua Portuguesa (língua materna ou língua não materna); apoio monetário para propina, alojamento, alimentação; outros apoios monetários.


Estudantes que podem solicitar apoios:

Podem ser apoiadas/os pelo Projeto Social Fundo Solidário NEXT estudantes a frequentar o ensino superior público, na Diocese de Coimbra, em curso técnico superior profissional, licenciatura, mestrado ou doutoramento.

Estudantes de mestrado podem receber alguns apoios do projeto social, como o apoio monetário. Segundas licenciaturas e segundos mestrados são analisados caso a caso.

Estudantes com estatuto de estudante internacional ou em doutoramento podem ser acompanhadas/os e solicitar apoios, à exceção do apoio monetário e das explicações. Os pedidos de apoio provenientes de outras modalidades de ensino são analisados caso a caso.

Produção e Edição de Conteúdos: Catarina Ribeiro, DCOM e Inês Coelho, DCOM

Imagem e Edição de Vídeo: Ana Bartolomeu, DCOM

Edição de Imagem: Sara Baptista, NMAR

Publicado a 10.11.2022